Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAMORA EM MOVIMENTO

" A INFORMAÇÃO NO MOMENTO "

SAMORA EM MOVIMENTO

" A INFORMAÇÃO NO MOMENTO "

AS PROCISSÕES SÃO UMA TRADIÇÃO ?

 

 

  Antes de ter inicio a Procissão em Honra de Nª Sr.ª do Guadalupe, que se realizou no passado dia 19 do corrente no Porto Alto, falava-se de qual a razão para que a mesma só fosse com uma imagem, a da Padroeira.
Quando terminou a Procissão ouviram-se mais vozes contra a não saída das restantes imagens, pois a devoção de alguns dos presentes não é só da Nª SRª do Guadalupe mas também de alguns Santos que Tradicionalmente acompanhavam a imagem na Procissão integrada nas Festas em Honra de Nª Sr.ª.
Ouvi, algumas pessoas a dizer que não tinham acompanhado a Procissão pelas ruas do Porto Alto como forma de demonstrarem o seu descontentamento pela não saída das restantes imagens como tradicionalmente acontecia.
Avizinha-se uma das maiores Procissões do Ribatejo, falo da que se irá realizar por ocasião das Festas em Honra de Nª Sr.ª da Oliveira e de Nº Sr.ª do Guadalupe em Samora Correia. A Sua grandeza está nas dezenas de imagens que a integram e as centenas de pessoas, vindas das mais variadas localidades, que se juntam aos Saboreasses, para prestarem homenagem ao Santo da sua devoção.
Assim espero que o bom senso prevaleça, que a imagem de Nª Sr.ª de Fátima acompanhe as restantes na próxima procissão, pois quantos e quantos imigrantes esperam por esta ocasião para pagarem a suas promessas.
Para o próximo ano que não se levantem estas situações pois a Tradição têm o seu peso e se em localidades vizinhas só sai uma imagem na sua Procissão é a sua Tradição, que bonito foi ver na passada Quinta-Feira da Ascensão, no lugar de São Braz, (Barrosa) a Procissão com todas as imagens desta linda Capela.
Pergunto: os Párocos não são os mesmos?
Viva as Nossas Tradições.

 

Jose Francisco Dias Nunes 20-07-09  

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.