Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAMORA EM MOVIMENTO

" A INFORMAÇÃO NO MOMENTO "

SAMORA EM MOVIMENTO

" A INFORMAÇÃO NO MOMENTO "

AS PRIMEIRAS FESTAS NA NOVA CIDADE

 

 

 
 
Estas Festas em Honra de Nossa Senhora de Oliveira e Nossa Senhora de Guadalupe são as primeiras na nova cidade de Samora Correia. No passado dia 12 de Junho a Assembleia da República aprovou por unanimidade a elevação à condição
 
 
de cidade. Foi uma decisão ponderada, com pareceres aprovados por todos os órgãos autárquicos, e que julgo deve ser um motivo de orgulho da maioria dos samorenses. Todavia, o objectivo de voltarmos a ser concelho está vivo e não devemos baixar os braços nem deixar cair a ambição no esquecimento.*
Em Portugal existem 308 concelhos, mas há menos de metade de cidades (151) e contam-se pelos dedos as que têm a nossa dimensão e tiveram uma evolução tão rápida. Já ouvi várias vozes que receiam que com a cidade nos tornemos num dormitório e que corremos o risco de perder as nossas melhores tradições.
Tenho reflectido ao longo de vários anos com vários cidadãos e agentes de desenvolvimento desta região e creio, com convicção, que o nosso futuro depende de todos nós que aqui vivemos. A gestão do ordenamento do território está nas mãos dos decisores políticos e técnicos, mas pode, e deve, ser influenciada pelos cidadãos, por cada um de nós. Temos de exercer uma cidadania activa na defesa da qualidade de vida para o local onde escolhemos viver ou trabalhar. Quanto à manutenção das tradições, tema cujo debate se renova em cada festa, a responsabilidade está também em cada um de nós que amamos a nossa terra, que temos orgulho no seu passado, e que queremos manter vivas as suas memórias. Acredito que uma terra sem memória e sem acção no presente não pode preparar os desafios do futuro. Acredito nas pessoas de Samora Correia (naturais e samorenses de adopção que amam esta terra como os que aqui nasceram). Um bom exemplo é as dezenas de voluntários envolvidos na organização desta festa com um espírito de missão. Alguns fazem-no há mais de 30 anos duma forma desinteressada porque sentem o peso da responsabilidade de não poder reduzir a qualidade dos nossos festejos que estão ao melhor nível do que se faz na região.
As novas gerações têm dado sinais de que estão imbuídas do espírito bairrista e disponíveis para dar continuidade a uma missão que não pode parar. As entradas e largadas de toiros, a picaria, o desfile etnográfico, o cortejo de Nossa Senhora de Alcamé e a Procissão com todas as imagens são momentos únicos de afirmação da cultura de um povo. Temos orgulho em ser uma cidade moderna, inovadora e apetecível, mas saberemos cuidar do legado que herdámos dos nossos antepassados.
Viva Samora Correia.
 
 
 
Nelson Silva Lopes- Agosto 2009
 
 
 
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Em destaque no SAPO Blogs
pub