Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

SAMORA EM MOVIMENTO

" A INFORMAÇÃO NO MOMENTO "

SAMORA EM MOVIMENTO

" A INFORMAÇÃO NO MOMENTO "

SAMORA CORREIA HOMENAGEOU O CAMPINO JOÃO "PRECEITO"

 

 

João Almeida Inácio é um campino a preceito que orgulha Samora Correia 
 
Homenagem no Largo do Calvário no sábado 15 de Agosto
 
João Almeida Inacio, conhecido por João Preceito é uma das figuras mais castiças da campinagem. O homem que cuidou do gado bravo na Casa Oliveiras & Irmãos durante quase 30 anos é uma presença habitual nas nossas festas tradicionais e um colaborador sempre prestável com as várias organizações. João Preceito foi escolhido, sem reservas, para ser homenageado nas nossas festas de 2009. Uma homenagem que julgamos justa e oportuna.
É um filho querido de Samora Correia, a terra onde nasceu e sempre viveu. Foi aqui que criou os filhos. Com o seu porte altivo e a elegância no trato, tem levado o nome de Samora Correia a todo o mundo taurino e não só. A sua participação em programas televisivos deu-lhe uma notabilidade que não esperava e que não procurou, mas que dignificou a figura do campino e valorizou o mundo rural. Já foi homenageado em várias festas da região. A última foi a Feira de Maio em Azambuja. Chegou o momento de lhe agradecermos o muito que tem dado a esta festa, promovendo as mais puras tradições ribatejanas.
No sábado, 15 de Agosto, Dia da Assunção de Nossa Senhora, João Preceito vai receber o abraço fraterno de dezenas de campinos, cavaleiros e amigos que conquistou pela sua forma de ser e de estar perante os outros.
 
Nasceu nos campos de Samora, mas foi em Azambuja que começou a trabalhar para o senhor Teodoro Prudêncio antes de ir para os Oliveiras & Irmãos onde chegou com 17 anos para trabalhar com pai que era o guarda da casa. A centenária casa agrícola de Samora Correia foi a sua segunda casa. Foi lá que viveu os bons e os maus momentos. A dificuldade das noites passadas ao relento seguindo o gado mais rebelde e a glória de ver frutos do seu trabalho quando nas arenas se apresentavam toiros de excelência com a divisa Oliveiras & Irmãos.
Campino e desbastador de cavalos durante 40 anos, João viu com alguma tristeza o dia em que deixou a casa Oliveiras & Irmãos.
“Foi lá que fiz os 17 e os 60 anos”, recorda, explicando que pelo meio passou por várias casas agrícolas no Ribatejo e Alentejo. Nunca se afastou do campo, dos cavalos e dos toiros. “É a minha vida. Preciso disto para viver”, refere.
Um Acidente Vascular Cerebral (AVC) quase roubou a vida a João Preceito há nove anos, mas com a força dos vencedores e a ajuda da família e dos amigos, recuperou e voltou a montar a cavalo. Foi a maior colhida da sua vida. “Graças a Deus e a toda a minha família, tive coragem e força para viver e recuperar”, diz.
 
Foi do pai Joaquim Preceito, que João herdou a coragem, a educação, o gosto pelo campo e o jeito para lidar com gado bravo e com as pessoas, mesmo com as mais complicadas. Dizem que tem um feitio especial, mas os amigos garantem que “tem um coração grande e quem o souber levar tem tudo dele”. Os toiros e os cavalos fazem parte da sua vida como a família onde encontra o apoio nas horas más. A mulher, de nome Preciosa, os filhos e os netos, são o seu património mais valioso. Dois dos filhos seguiram a caminhada do pai. João Inácio, mais conhecido por “Janica”, é um dos melhores campinos da nova geração e José Carlos também vive do campo e acompanha o pai nas festas da região. O mais novo, Luís, explora uma vacaria e prefere lidar com o gado manso.
João Preceito está reformado, mas não deixou de trabalhar. Trata dos seus cavalos e gosta de passear montado na cela ou instalado na charrete que trata como uma relíquia e que utiliza para transportar os santos nas festas religiosas. Participa nas guardas de honra à Senhora de Alcamé, padroeira dos campinos e lavradores. é um homem de fé e acredita que na pior hora da sua vida alguém o ajudou a segurar-se à vida.
 
 
Nelson Silva Lopes- Agosto 2009
 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Em destaque no SAPO Blogs
pub