Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAMORA EM MOVIMENTO

" A INFORMAÇÃO NO MOMENTO "

SAMORA EM MOVIMENTO

" A INFORMAÇÃO NO MOMENTO "

CAMARA DE BENAVENTE REUNE EM SAMORA CORREIA

 

 

   Na vespera do V Centenário da Atribuição do Foral á vila de Samora Correia, o executivo da Camara Municipal de Benavente, reuniu em sessão ordinária, na passada segunda Feira na nova cidade de Samora Correia, no Auditório do Palacio do Infantado. A sessão começou pelas 16 horas, presentes no publico, uma turma da Escola EB 2,3 João Fernandes Pratas , alguns alunos do 1º Ciclo e poucos municipes. 

 

  O executivo deu as FELICITAÇÕES AOS HOMENAGEADOS COM O PRÉMIO CARLOS GASPAR 2009: A vereadora Gabriela dos Santos felicitou os homenageados com o Prémio Carlos Gaspar 2009: o jovem Gil Gonçalves recebeu o Prémio Revelação, “ele iniciou a sua carreira na SFUS como tubista e o seu nome é já reconhecido no meio musical. Já Henrique Lopes Cardoso foi distinguido com o Prémio Carreira, cuja dedicação à SFUS já dura há 63 anos e cujo exemplo e empenho faz dele uma referência para todos nós, quer para os alunos da SFUS quer para a comunidade local. A vereadora Ana Casquinha enalteceu a dedicação de Henrique Cardoso à causa pública, à cultura e às colectividades, e referiu-se a Gil Gonçalves, de apenas 26 anos, como um expoente máximo da música. O Presidente transmitiu o sentimento de toda a Câmara Municipal, associando-se às homenagens aos dois nomes já referenciados, “um pela sua longa carreira e exemplo de dedicação à sua banda, á sua terra e aos valores da música, e um jovem que, ao que parece, constitui um talento que nos vai proporcionar muitas alegrias enquanto concidadãos que nos orgulhamos dos nossos melhores. Saudou o juri pela escolha destes nomes para estes Prémios, “pois são referências da nossa vida colectiva.

 

PONTO DA SITUAÇÃO SOBRE ESTADO DA SAÚDE NO MUNICÍPIO APÓS REUNIÃO COM A MINISTRA DA SAUDE: O Presidente informou os vereadores e os restantes presentes nesta reunião de Câmara que: “na sequência da reunião que tivemos com a Ministra da Saúde e, relativamente aos compromissos assumidos pela Ministra e pela Administração Regional de Saúde, posso informar que foi efectivamente colocado no final de Abril um segundo médico no SAP de Benavente e que está aberta a consulta a empresas que podem fornecer serviços médicos, para 25 horas na extensão de saúde do Porto Alto, isto é, uma consulta diária”. O Presidente disse esperar ter notícias em breve sobre a contratação deste médico para prestar serviço em Porto Alto. Relativamente a Santo Estêvão, “continuamos sem saber qual a duração do atestado por doença da médica que lá presta serviço, mas sabemos que a doutora está com problemas sérios pessoais e familiares”. Entretanto o Presidente recebeu uma manifestação de vontade de dois médicos que estão da Região Autónoma da Madeira, de virem trabalhar para Benavente. “Tendo conhecimento da falta de médicos através da Comunicação Social e tendo ligações familiares a Benavente manifestaram a vontade e essa disponibilidade, obtida que seja a autorização da Região Autónoma, de virem trabalhar para o Centro de Saúde de Benavente. Assim que recebi esta notícia telefonei imediatamente para a ARS para dar conhecimento desta intenção, e o Vice-Presidente transmitiu-me que basta que chegue essa autorização de transferência, assumindo o compromisso de os colocar em Benavente. Seria um excelente contributo para os problemas que temos pela frente”, concluiu. VONTADE DE CONSTRUÇÃO DE PAVILHÃO MULTIUSOS EM SAMORA CORREIA: Em resposta à vereadora Ana Casquinha sobre se é intenção da Câmara Municipal levar a cabo a construção de um pavilhão multiusos em Samora Correia, o Presidente respondeu:” Se tivermos uma oportunidade ela não nos escapará”. É certo que a Câmara comprou uma propriedade chamada “Quinta dos Gatos” e considera que, num processo de regeneração urbana, esta possibilidade pode vir a ser contemplada. “Nós vamos ter que conhecer quais as verbas que ficarão disponíveis. Estamos a trabalhar nesse projecto mas não podemos dizer com clareza que vamos ter a sua aprovação. Ainda esta semana vamos reunir com a equipa que está a trabalhar connosco nesta área, visando esse e outros objectivos e vermos possibilidades de candidaturas”, disse.

 

COMEMORAÇÕES DO FORAL DE SAMORA CORREIA: Em resposta à vereadora Ana Casquinha que mencionou a importância deste Foral e na sua opinião o exíguo programa previsto, o Presidente considerou que “comemorar 500 anos do Foral de Samora Correia não deve ser missão para cumprir numa data específica. “As iniciativas devem prolongar-se ao longo de todo o ano com actividades que possam aproveitar a oportunidade para afirmar algumas questões que são importantes e que têm a ver com a construção deste País com as chamadas cartas de Foral, os privilégios que foram concedidos às 54 famílias que aqui viviam nessa altura. Creio que há condições para, em conjunto com a Junta de Freguesia, continuar a comemorar a data fazendo uma programação anual”. PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS NA REUNIÃO COMEMORATIVA DOS 500 ANOS DO FORAL DE SAMORA CORREIA: Nesta reunião comemorativa dos 500 anos da atribuição do Foral a Samora Correia, que decorreu no auditório do Palácio do Infantado, estiveram presentes alguns jovens e algumas crianças do 1º ciclo. Na realidade foram estas últimas que colocaram algumas questões ao executivo e o Presidente da Câmara Municipal pôde responder a questões relacionadas com o próprio funcionamento do órgão autárquico, esclarecer as competências de uma Câmara Municipal, suas áreas de actuação, bem como assumir alguns compromissos perante as crianças de resolução de pequenos desejos que têm e que serão simples de satisfazer, como será o caso de embelezar alguns espaços da escola com canteiros com flores.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.