35 ANOS NA VIDA DE UM CLUBE
O Grupo Desportivo de Samora Correia, faz hoje, 8 de Setembro, 35 amos de vida. Quando em 1975, um ano depois da Revolução dos Cravos, um grupo de Samorenses, que se encontravam no Café Varalonga, mais conhecido pelo Café do “ Barrela “, resolveram criar o clube. Em Samora havia até então o Futebol da Casa do Povo, que competia no campeonato da FNAT, agora INATEL.
O novo clube, que equipava todo de negro, que ao longo dos seus 35 anos, só teve como modalidades, o Futebol e o Andebol ( alguns anos, poucos ). No futebol sénior a ascensão desportiva foi rápida. Passou da 2ª Divisão Distrital, para a 1ª Divisão rapidamente, em 1983 foi campeão distrital de Santarém pela primeira vez, subindo á 3ª Divisão Nacional. Três anos volvidos em 1986, subiu á 2ª Divisão Nacional, onde esteve três épocas.
Mas apesar da subida desportiva, foi sempre um clube em crise, palavra tão em voga nos dias de hoje.
Houve dirigentes, “ carolas “, que deixaram muito dinheiro no clube, outros que deixaram dividas, que foram passando de direcção em direcção, muitas delas até ao presente.
O clube tem a sua sede na Rua Azedo Gneco, que a autarquia lhe vendeu a valor simbólico e o Estádio da Murteira, inaugurado em 1994, mas ainda hoje, 16 anos passados, não se sabe quem é o dono, Companhia das Lezírias, Câmara ou Clube.
Quanto a títulos,no futebol sénior, três vezes campeão Distrital de Santarém, Duas Taças Ribatejo e uma Super Taça do Ribatejo.
Nas camadas jovens, poucos frutos, dois jogadores, curiosamente irmãos Zé Aníbal e Camora, chegaram a um patamar futebolístico mais alto. Zé Anibal jogou na Divisão de Honra no Beja e no Penafiel.
Quanto a Camora, já chegou e está na Super Liga. Estreou se no Beira Mar, agora está já na terceira época na Naval 1º Maio da Figueira da Foz. Camora que foi campeão distrital de infantis em 1995 no seu Samora.
Nos últimos anos, a aposta do clube nas camadas jovens, tem dado os seus frutos. A equipa sénior é maioritariamente formada por jovens das camadas jovens . Em 2008/09, os iniciados sagram se campeões distritais, subindo pela primeira vez aos Nacionais. Na época passada foram os juvenis que foram campeões da 2ª Divisão Distrital , subindo á 1ª Divisão.
É nos jovens, que está o futuro de um clube, apostar nas camadas jovens é apostar seguro.
35 Anos na vida de um clube, com altos e baixos, numa jovem cidade, que está afastada do clube , onde é preciso a união de todos aqueles que gostam e sentem o seu SAMORA.. Numa época de crise, o Grupo Desportivo de Samora Correia lá vai (SOBRE) VIVENDO.
CARLOS HENRIQUES
OS TITULOS DO SAMORA CORREIA
SENIORES
CAMPEÃO DISTRITAL SANTAREM – 1983, 1994 e 1997
VENCEDOR DA TAÇA RIBATEJO – 1983 E 1994
VENCEDOR DA SUPER TAÇA DR ALVES VIEIRA . 1994
CAMADAS JOVENS
CAMPEÃO DISTRITAL INFANTIS 1994/95
CAMPEÃO DISTRITAL INICIADOS 2008/09
CAMPEÃO DISTRITAL INFANTIS nivel 2 - 2008/09
CAMPEAO SEGUNDA DIVISÃO JUVENIS 2009/10
----------------------------------------------------------