Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAMORA EM MOVIMENTO

" A INFORMAÇÃO NO MOMENTO "

SAMORA EM MOVIMENTO

" A INFORMAÇÃO NO MOMENTO "

A SEGURANÇA NO CONCELHO DE BENAVENTE

 

 

Como sabem o Movimento Voz do Municipe está no terreno para dar o seu contributo à cidadania activa e contribuir para a resolução de alguns problemas que afectam a população do Concelho de Benavente. Neste sentido enviamos o relatório do nosso primeiro tema para que possam ter conhecimento e divulgar, ou se preferirem, entrarem em contacto conosco através do telemóvel 913365858.

 

 

Preocupados com a segurança de pessoas e bens no nosso concelho e atendendo às vários noticias de acontecimentos criminosos, A voz do Munícipe elegeu como o seu primeiro grande tema de trabalho, “ A SEGURANÇA NO CONCELHO DE BENAVENTE”

Como não poderia deixar de ser contou com a colaboração da GNR para tentar responder a questões que possam elucidar os cidadãos sobre o meio onde vivem, nomeadamente:

 

Que tipo de criminalidade existe no nosso concelho?

Que tipo de atitudes terá que haver por parte da sociedade civil no sentido de prevenir a criminalidade?

Quais os meios de prevenção mais convenientes a adoptar pela sociedade civil?

A relação entre a criminalidade existente e os estabelecimentos de diversão nocturna?

Devido à actual conjuntura económica que tem incidência directa no comportamento social é importante saber se no concelho isso tem acontecido, nomeadamente pequenos furtos em supermercados, lojas e até em violência doméstica?

A responsabilidade da toxicodependência na criminalidade?

De que forma poderá um movimento deste tipo participar na questão da segurança?

 

Da parte da GNR estiveram presentes o Sr. Comandante de Destacamento de Coruche, Capitão Sandro Oliveira e o Sr. Comandante do Posto Territorial de Samora Correia, Sargento  Ajudante Eurico Jesus.

O Sr. Comandante de destacamento teve em primeiro lugar, a preocupação de explicar os motivos da escolha para comandante do posto de Samora Correia do  Sargº Ajudante, Eurico Jesus, pondo em evidência não só as qualidades do militar como o profundo conhecimento que o mesmo tem sobre o Concelho de Benavente.

Esse profundo conhecimento advém do facto de o Sarg. Jesus estar colocado já à alguns anos no posto de Benavente e de ter havido sempre uma grande interligação com o posto de Samora Correia

Ao longo de toda a conversa, mostraram estes militares da GNR, sempre grande disponibilidade para todos os esclarecimentos necessários e para prestar toda a colaboração com a população, naquilo que é um dos deveres principais daquela força de segurança, que é a manutenção da segurança e da ordem publica.

Às perguntas postas pela Voz do Munícipe responderam que a criminalidade existente no Concelho trata-se de uma criminalidade eventual e esporádica devido em grande parte à situação geográfica do concelho relativamente às novas redes rodoviárias, isto é grande parte dos acontecimentos criminosos no concelho têm origem em indivíduos ou grupos de algumas zonas vizinhas que agora têm acesso facilitado.

A sociedade civil pode ter um papel fundamental na prevenção da criminalidade no entender destes militares, bastando para isso as populações estarem atentos a situações novas que possam observar, seguir as regras de segurança básicas que vão desde o não deixar à vista objectos de valor nas viaturas, terem preocupação em não deixar descurar os acessos às suas residências e acima de tudo, mas de um modo descontraído estarem atentos. Existem também muitos outros conselhos das forças de segurança para a prevenção da criminalidade, os quais podem ser consultados facilmente no site da GNR em www.gnr.pt ou caso pretendam, podem obtê-los directamente através dos militares da GNR na localidade.

A questão das burlas junto de idosos e visto que o nosso concelho permite alguma dispersão de habitações onde por vezes vivem casais e pessoas idosas a viver sozinhas, é também uma das grandes preocupações desta autoridade a qual sempre que pode participa em iniciativas para prevenir estas pessoas sobre o que devem e podem fazer quando são abordados por este burlões.

Relativamente à questão dos estabelecimentos nocturnos entende esta autoridade que os mesmos não têm tido qualquer influência na criminalidade e se existem algumas perturbações nestes estabelecimentos ou por causa deles, são considerados acontecimentos normais, os quais são facilmente resolvidos pela GNR.

Entende ainda esta força de segurança que realmente a conjuntura económica e social tem impacto no comportamento dos cidadãos, levando a que alguns mais fragilizados possam cometer pequenos delitos, mas até ao momento não existem registos que possam determinar relativa importância para a segurança da população em geral.

O caso da toxicodependência é realmente uma grande preocupação não só vista socialmente como também comportamental. No entanto este fenómeno não tem tido no concelho impacto relevante na população em geral, tem tido isso sim, impacto em situações singulares vividas dentro do seio das famílias. Estas situações estão devidamente identificadas pela GNR a qual está bastante atenta.

Tendo este movimento uma grande vontade em ajudar no esclarecimento da população e em outras iniciativas que possam contribuir para o bem estar das pessoas deste concelho, não podia deixar de solicitar, a quem tem experiência e o dever de assegurar a manutenção da paz e da ordem publica, conselhos para poder participar activamente nesta questão da segurança bem como nalgumas outras que possam estar relacionadas.

Sobre esta questão afirmaram estes militares da GNR que a força de segurança da qual fazem parte está atenta à situação que se vive no concelho, que tem perfeitamente identificado quais as fontes dos problemas que existem ou até que possam vir a existir, que podem contar com a maior disponibilidade de todos os militares da GNR, que os podem encarar como pessoas que vivem para os proteger, mas esta tarefa que por vezes não é fácil, tem forçosamente que contar com a colaboração de todos, inclusive movimentos deste tipo. Foi sugerido, tal como era nossa intenção, promover colóquios/sessões de esclarecimento às populações, entre outras iniciativas.

Foi ainda referido neste encontro a forma de integração que a Câmara Municipal de Benavente proporcionou a alguns indivíduos de várias etnias e residentes no concelho considerando esta autoridade que, no seu entender foi uma aposta ganha

 

Considerações

 

Em traços gerais e através dos dados e esclarecimentos disponibilizados neste encontro com os comandantes da GNR do concelho, pode-se concluir que a criminalidade existente no concelho é uma criminalidade eventual e de oportunidade facilitada pelas novas vias de comunicação estando comparativamente mais baixa do que em  anos anteriores .

A GNR está atenta, mostrando uma enorme disponibilidade para o exercício das suas funções considerando que os meios tanto humanos como materiais são os necessários para a necessidade do concelho, salientando ainda que o nosso concelho é o único  que possui dois postos, umem  Samora Correiae outro em Benavente e consequentemente mais militares ao serviço.

Foi referenciado a prevenção como o meio mais útil e de acesso à sociedade civil para que possam colaborar com as forças de segurança na manutenção da segurança de pessoas e bens.

Nesta perspectiva a Voz do Munícipe insiste para que a população não deixe de respeitar e adoptar os conselhos para a prevenção da criminalidade os quais podem ser consultados no site da GNR em www.gnr.pt, chamando também a atenção de todos, para que apesar da criminalidade existente não ser motivo de grande preocupação, deverá no entanto a população estar alerta  a qualquer  sinal estranho que deverá  ser relatado às autoridades locais com oportunidade.

 

Não te esqueças, A Voz do Munícipe está aberta à tua participação com ideias e sugestões de temas e assuntos a tratar e promover o esclarecimento sobre aqueles que vão sendo tratados.

Portanto se achas importante chamar a atenção para um determinado assunto de interesse para a população podes faze-lo através da página do  facebook  A Voz do Munícipe

Brevemente iremos disponibilizar outros meios de contacto do movimento

Contamos contigo

 

A Voz do Munícipe

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.