Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

SAMORA EM MOVIMENTO

" A INFORMAÇÃO NO MOMENTO "

SAMORA EM MOVIMENTO

" A INFORMAÇÃO NO MOMENTO "

FORUM DISCUSSÃO SAMORA 2020

 

 

Fórum de Discussão Samora2020 #8

A sociedade que todos temos construído com as nossas vidas, com os nossos comportamentos e atitudes tem transformado a forma do ser humano interagir com o mundo. Se por um lado, estas mudanças trouxeram maior conforto e eficiência ao dia a dia das pessoas, tiveram como consequência o progressivo abandono de tarefas fisicamente exigentes e que implicavam esforço fí...sico. Quem não se recorda de ter que subir degraus infindáveis para chegar a um qualquer sítio, ao invés das célebres escadas rolantes ou ter que carregar sacos e sacos de compras, que agora e apenas à distância de um clique podem estar disponíveis na nossa casa. Pois é, o MUNDO mudou!

#8 Introduzir um plano anual coordenado para a promoção da atividade física (PACPAF): Um Esforço que vale pela sua Saúde.
Os hábitos de vida pouco saudáveis em que se engloba a diminuta atividade física diária tiveram como consequência o aparecimento de novas doenças (Obesidade, Diabetes, Hipertensão, Depressão etc…). É inequívoco hoje em dia que a Atividade Física associada a uma educação alimentar poderá marcar a diferença na qualidade de vida de cada um de nós.

Importa diferenciar os dois tipos de Atividades Física (informal e a formal):
- A Atividade Física informal que está associada a movimentos que realizamos no nosso quotidiano, como lavar o carro, passear com ou sem cão, aspirar, varrer, limpar vidros entre outras tarefas;
- A Atividade Física formal por sua vez está ligada a movimentos executados de forma planeada e com um determinado objetivo específico. Por ex.: Caminhar 3x por semana 6 km.
Vários estudos mencionam e confirmam os benefícios da Atividade Física ao nível fisiológico psicológico e social.

Como podemos então começar a ser mais ativos?
Segundo as Recomendações do Colégio Americano de Medicina Desportiva para uma prática de exercício físico com autonomia, devemos:
- Realiza-lo pelo menos 3 vezes por semana (ideal todos os dias);
- Durante pelo menos 30 minutos (objetivo: aproximar dos 60 minutos);
- Com um esforço moderado (de intensidade semelhante a um movimento enérgico);
- Adequar à idade e à condição física;
- Escolher um tipo de atividade que nos dê prazer como por exemplo: marcha, corrida, andar de bicicleta, dançar, subir e descer escadas, etc…
De entre as atividades que podemos realizar destacamos a caminhada por ser a atividade mais barata do mundo e pelo facto de melhorar a aptidão cardiorrespiratória. Segundo um artigo de Martin e al (2012) “Quem possui uma melhor resistência cardiorrespiratória, gasta menos dinheiro em medicamentos”.

Será crucial a definição de objetivos: realistas e centrados no desenvolvimento das capacidades, bem como, valorizar a ideia de que os resultados são uma consequência natural do esforço. A capacidade para perceber que uma boa parte do rumo da nossa vida depende de nós mesmos é uma das coisas mais importantes na adoção de um estilo de vida mais saudável.

Por último deixamos aqui um desafio para a Câmara de Benavente e a Junta de Freguesia de Samora Correia, terem como principal preocupação: Cuidar e Servir a população. A nossa lista aceita esse compromisso promovendo iniciativas estruturadas.

É importante investir na promoção de atividade física através da criação de passeios pedestre e/ou ciclo vias (como já referido no assunto #3), e a realização de um plano anual coordenado para a promoção da atividade física (PACPAF). Atividades esporádicas descontextualizadas não promovem uma alteração de mentalidades e de modo de estar. Há que insistir com um compromisso e plano estruturado que englobe a população nas várias fachas etárias (atividade física para séniores, aulas de grupo nos parques naturais, passeios de BTT e/ou caminhadas, caminhadas noturnas, informar sobre as boas práticas alimentares, etc...), permitindo que estas práticas sejam realizadas em segurança e apostando na socialização de boas e saudáveis influências.

Olhe por si e pela sua saúde!

Estaremos disponíveis para servir e cuidar de si!

Alexandra Ferreira
Pela lista do PS à JF de Samora Correia
Eleições Autárquicas 2013
O6 de Julho 2013

Mais para ler.
http://www.alimentacaosaudavel.org/
http://www.rituais.net/
http://www.apdietistas.pt/
Ver mais